Eu acredito que tanto a afetividade como a sensorialidade caminham juntas pois uma favorece a outra. Em meios de comunicação e ainda mais nos dias de hoje em que ocorre uma maior interação do ouvinte com os meios o entendimento dessas duas frentes (afetividade e sensorialidade) é primordial para que se possa criar formas de se atingir as pessoas da melhor forma possível. Cria-se assim novas sensações e reflexões sobre a mensagem.
A corporificação é mais uma aliada pois ajuda a entender como o corpo participa dessas novas tecnolgias tendo como referência o seu passado para poder entender o presente e ajudar no futuro.
A compreensão da afetividade e sensorialidade ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.
Após ler o texto, me parecem interessantes dois tipos diferentes de estudos que podem ser realizados para se buscar novas mídias que atendam melhor às sensorialidades. 1) estudar a evolução do ser humano para melhor compreender a evolução dos nossos sentidos. 2) estudar pessoas com deficiências em sentidos (cegueira, surdez etc) para entender melhor como o corpo se adapta e transpõe as dificuldades melhorando e treinando seus outros sentidos.
Achei o texto deveras interessante os conceitos antes desconhecidos para mim como: corporificação, afetividade e sensorialidade. Essa tríade facilita na compreensão da visão de Lindstorm em que no futuro o branding estará ligado a uma Proposição de Venda Holística. E entendidas essas ideias de forma correta será possível se adequar para o mercado em transformação.
Ao fazer a leitura do texto, percebi que palavras como corporificação, afetividade e sensorialidade tem conceitos chave para entender os sentidos humanos e a necessidade da midia de inovar sua comunicação por meios multisensoriais.
Ao ler o texto pude aprender mais sobre conceitos de corporificação, afetividade e sensorialidade, assim creio que elas caminham unidas para uma melhor compreenção na evolução dos sentidos humanos. Um exemplo de como um sentido estimula o outro, é no caso de pessoas miopes, que só escutam quando botam os oculos. Tudo esta ligado, ou seja , a união desses conceitos ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.
Com o texto pude compreender que a afetividade e a sensorialidade são os pontos de partida para qualquer estudo\especulação quanto a área da multisensorialidade. E que o corpo, conceito de embodiment) é o grande campo de estudo. É estudando ele que poderemos entender e saber de que forma novas experiências podem ser estimuladas. Em síntese, para entender a multisensorialidade é necessario os conceitos de afetividade e sensorialidade e para utilizar desses conceitos é necessario conhecimento sobre o corpo.
Definitivamente o ponto de partida para os conceitos de afetividade e sensorialidade é o corpo. O corpo como um todo, valendo-se dos seus sentidos e reações é objeto de estudo constante para a compreender os meios de comunicação e criar novas formas de atigir os multisensos do observador, esse em constante evolução.
Bem-vindo ao blog colaborativo da disciplina Comunicação Multissensorial, do Curso de Design da ESPM-RJ. A proposta deste espaço de discussão e de estudos dos principais temas da disciplina é dar mais alternativas para a colaboração e participação dos alunos, bem como de outros professores e profissionais que venham enriquecer as nossas investigações. A idéia é que esta ferramenta possa potencializar as discussões realizadas em aula e permitir que novos dados possam ser trazidos pelos colaboradores do blog. Servirá, ainda, como uma das propostas de avaliação da disciplina, uma vez que a participação dos alunos com posts e comentários estará sendo registrada diariamente. Ao final do curso, teremos uma espécie de histórico das etapas de estudo do curso, que poderá auxiliar estudos futuros. Que nossos encontros neste blog possam ser ricos e estimulantes e efetivem novas formas de aprendizado acerca do complexo tema da Comunicação Multissensorial.
9 comentários:
Eu acredito que tanto a afetividade como a sensorialidade caminham juntas pois uma favorece a outra. Em meios de comunicação e ainda mais nos dias de hoje em que ocorre uma maior interação do ouvinte com os meios o entendimento dessas duas frentes (afetividade e sensorialidade) é primordial para que se possa criar formas de se atingir as pessoas da melhor forma possível. Cria-se assim novas sensações e reflexões sobre a mensagem.
A corporificação é mais uma aliada pois ajuda a entender como o corpo participa dessas novas tecnolgias tendo como referência o seu passado para poder entender o presente e ajudar no futuro.
A compreensão da afetividade e sensorialidade ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.
Após ler o texto, me parecem interessantes dois tipos diferentes de estudos que podem ser realizados para se buscar novas mídias que atendam melhor às sensorialidades.
1) estudar a evolução do ser humano para melhor compreender a evolução dos nossos sentidos.
2) estudar pessoas com deficiências em sentidos (cegueira, surdez etc) para entender melhor como o corpo se adapta e transpõe as dificuldades melhorando e treinando seus outros sentidos.
Cômputo das postagens:
FAVERO: 1,0pt(acad.)
GUSTAVO: 1,0PT(ACAD.)
Achei o texto deveras interessante os conceitos antes desconhecidos para mim como: corporificação, afetividade e sensorialidade. Essa tríade facilita na compreensão da visão de Lindstorm em que no futuro o branding estará ligado a uma Proposição de Venda Holística. E entendidas essas ideias de forma correta será possível se adequar para o mercado em transformação.
Ao fazer a leitura do texto, percebi que palavras como corporificação, afetividade e sensorialidade tem conceitos chave para entender os sentidos humanos e a necessidade da midia de inovar sua comunicação por meios multisensoriais.
Ao ler o texto pude aprender mais sobre conceitos de corporificação, afetividade e sensorialidade, assim creio que elas caminham unidas para uma melhor compreenção na evolução dos sentidos humanos.
Um exemplo de como um sentido estimula o outro, é no caso de pessoas miopes, que só escutam quando botam os oculos. Tudo esta ligado, ou seja , a união desses conceitos ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.
Com o texto pude compreender que a afetividade e a sensorialidade são os pontos de partida para qualquer estudo\especulação quanto a área da multisensorialidade. E que o corpo, conceito de embodiment) é o grande campo de estudo. É estudando ele que poderemos entender e saber de que forma novas experiências podem ser estimuladas. Em síntese, para entender a multisensorialidade é necessario os conceitos de afetividade e sensorialidade e para utilizar desses conceitos é necessario conhecimento sobre o corpo.
Definitivamente o ponto de partida para os conceitos de afetividade e sensorialidade é o corpo. O corpo como um todo, valendo-se dos seus sentidos e reações é objeto de estudo constante para a compreender os meios de comunicação e criar novas formas de atigir os multisensos do observador, esse em constante evolução.
Postar um comentário