terça-feira, 7 de agosto de 2007

TEXTO I

Texto I - Reflexões sobre as materialidades da comunicação: Embodiment, Afetividade e Sensorialidades nas dinâmicas de comunicação das novas mídias.
Vinícius A Pereira

9 comentários:

FAVERO disse...

Eu acredito que tanto a afetividade como a sensorialidade caminham juntas pois uma favorece a outra. Em meios de comunicação e ainda mais nos dias de hoje em que ocorre uma maior interação do ouvinte com os meios o entendimento dessas duas frentes (afetividade e sensorialidade) é primordial para que se possa criar formas de se atingir as pessoas da melhor forma possível. Cria-se assim novas sensações e reflexões sobre a mensagem.

A corporificação é mais uma aliada pois ajuda a entender como o corpo participa dessas novas tecnolgias tendo como referência o seu passado para poder entender o presente e ajudar no futuro.

A compreensão da afetividade e sensorialidade ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.

Gustavo disse...

Após ler o texto, me parecem interessantes dois tipos diferentes de estudos que podem ser realizados para se buscar novas mídias que atendam melhor às sensorialidades.
1) estudar a evolução do ser humano para melhor compreender a evolução dos nossos sentidos.
2) estudar pessoas com deficiências em sentidos (cegueira, surdez etc) para entender melhor como o corpo se adapta e transpõe as dificuldades melhorando e treinando seus outros sentidos.

Vinícius Andrade Pereira disse...

Cômputo das postagens:
FAVERO: 1,0pt(acad.)
GUSTAVO: 1,0PT(ACAD.)

pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro disse...

Achei o texto deveras interessante os conceitos antes desconhecidos para mim como: corporificação, afetividade e sensorialidade. Essa tríade facilita na compreensão da visão de Lindstorm em que no futuro o branding estará ligado a uma Proposição de Venda Holística. E entendidas essas ideias de forma correta será possível se adequar para o mercado em transformação.

f.agnelli disse...

Ao fazer a leitura do texto, percebi que palavras como corporificação, afetividade e sensorialidade tem conceitos chave para entender os sentidos humanos e a necessidade da midia de inovar sua comunicação por meios multisensoriais.

Bell disse...

Ao ler o texto pude aprender mais sobre conceitos de corporificação, afetividade e sensorialidade, assim creio que elas caminham unidas para uma melhor compreenção na evolução dos sentidos humanos.
Um exemplo de como um sentido estimula o outro, é no caso de pessoas miopes, que só escutam quando botam os oculos. Tudo esta ligado, ou seja , a união desses conceitos ajudará para que haja uma evolução e expansão das novas mídias.

lucyano disse...

Com o texto pude compreender que a afetividade e a sensorialidade são os pontos de partida para qualquer estudo\especulação quanto a área da multisensorialidade. E que o corpo, conceito de embodiment) é o grande campo de estudo. É estudando ele que poderemos entender e saber de que forma novas experiências podem ser estimuladas. Em síntese, para entender a multisensorialidade é necessario os conceitos de afetividade e sensorialidade e para utilizar desses conceitos é necessario conhecimento sobre o corpo.

Fellipe Ribeiro disse...

Definitivamente o ponto de partida para os conceitos de afetividade e sensorialidade é o corpo. O corpo como um todo, valendo-se dos seus sentidos e reações é objeto de estudo constante para a compreender os meios de comunicação e criar novas formas de atigir os multisensos do observador, esse em constante evolução.